top of page

   O Cometa C/2020 F3 (Neowise) foi descoberto no dia 27 de março de 2020 nas imagens em infravermelho do telescópio espacial Neowise (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), da Nasa. Durante o mês de julho de 2020 ele foi amplamente fotografado ao redor do mundo. Os cometas são corpos formados por gelo, rochas e materiais orgânicos eles vêm de longe, dos confins do sistema solar, do cinturão de Kuiper, ou talvez ainda mais longe, da nuvem de Oort, que são estruturas com concentrações de pequenos corpos celestes.

​

   Um cometa pode ser comparado a uma "pedra de gelo sujo" (o núcleo do cometa) e quando vai se aproximando do Sol, a temperatura em sua superfície vai aumentando. O dióxido de carbono (CO2, "gelo seco"), que é um dos principais constituintes dos cometas, volatiza e espalha a luz do Sol e com isso forma a chamada cauda do cometa.


   O cometa C2020 foi fotografado dias após o melhor período de observação (Justamente pelas condições climáticas da nossa região). Ou seja, já não estava visível sem a utilização de câmeras com o recurso de longa exposição.

C2020 F3_NEOWISE_1.jpg

- Data do registro: 01/08/2020
- Equipamento utilizado: Telescópio newtoniano de 150 mm de abertura com sistema de acompanhamento improvisado, com uma câmera DSLR acoplada.
- ISO: 3200
- Tempo de exposição: 15 segundos

bottom of page